Artigos
&
 
Colunas

André Leite - GASTRONOMIA

Memória gustativa: sabores, cheiros e sensações

Gastronomia é termo amplo, que não pode se restringir a conceitos como “cozinha francesa” ou “culinária vegetariana”. Normalmente é utilizado para agregar cultura, arte e história ao que conhecemos como culinária. Não que esta seja pobre de conteúdo, pelo contrário: o mundo das receitas, técnicas e gestual exige anos de preparação para atingir o nível ideal.

Casal idoso oriental lanchandoSendo assim, uma discussão sobre assuntos Gourmet não pode simplesmente se limitar à degustação, pois há que se abordar também o abstrato, os prazeres, questões não tão simples, visto que ligadas a memórias disparadas por sabores, cheiros e sensações tácteis, armazenadas de modo a servir, posteriormente, a comparações.

Nesse ponto, tenho a impressão de que os idosos levam vantagem. Por anos treinaram seus paladares e cérebros para compreenderem complexos estímulos ofertados por infindáveis refeições. Tiveram tempo para sedimentar tal conhecimento e construir conexões com fatos e sentimentos, abafando as prováveis perdas naturais descritas pela ciência.

Há algum tempo, tive a oportunidade de conversar sobre o tema com uma senhora de mais de noventa anos. Saboreei suas histórias como quem está sentado sob uma jabuticabeira em plena safra. Curti a textura de cada palavra e imaginei seu perfume. Fantástico! Foi uma experiência que me fez aprender mais sobre Gastronomia.

Escrever pela primeira vez esta coluna me emocionou e fez perceber que o objetivo aqui é compartilhar sentimentos ligados aos prazeres e a arte da boa mesa. Espero vocês aqui!

artigos anteriores de André Leite

Publicado em – Edição 106
Cozinha criativa
Publicado em – Edição 105
Vinhos: bem-vindos no verão
Publicado em – Edição 104
Cheios de charme
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Deixe um comentário