Artigos
&
 
Colunas

Oswaldo Miranda

Mulatas do gênio Lan eternizadas no bronze

Lan, o grande chargista (ele detesta ser chamado de cartunista), escolheu Pedro do Rio, o bucólico recanto de Petrópolis para morar, quem sabe? em busca de mais inspiração para suas famosas mulatas. Não bastasse a convivência diária com a sua, exclusiva, Olivia, uma das três celebérrimas Irmãs Marinho de shows e carnavais passados.

Mulata de bronzeLan foi tudo no carnaval da minha cidade, Petrópolis. Ganhou homenagem como enredo de escola de samba e produziu com suas mulatas toda a decoração do Centro. Rei Momo passou-lhe as chaves da cidade então recebidas do prefeito Paulo Mustrangi. Bacana!

Agora leio na revista do Globo, em matéria de Mariana Filgueiras, que Lan, que já tem suas mulatas materializadas nas maravilhosas passistas das escola de samba, também vai tê-las eternizadas no bronze, sim, no bronze, como informa a confrade. São vinte esculturas inspiradas em doze de seus belos desenhos, 30 centímetros de altura, numeradas para serem comercializadas. Diz Mariana que era mesmo um sonho de Lan ver sua criação assim, no bronze, sendo difícil encontrar então um escultor.

Cartunista Lan e o colunista Oswaldo Miranda à direita

Acima, o cartunista Lan e o colunista; à direita: Lata d’água na cabeça… Lan certamente se inspirou no sambão de Luiz Antonio e Jota Junior, carnaval de 1952, quando Linda Batista estava no auge e era nossa colega na Última Hora.

Paulo Brocá, publicitário, amigo de Lan há 30 anos, foi quem conseguiu com o professor de escultura Marcus André Salles, dar forma aos desenhos apresentados – um malandro, uma passista, a mulata com a lata d’água na cabeça, o torcedor do Flamengo… e ainda as próprias Irmãs Marinho como acabei de ler.

As obras de arte serão vendidas por 3.500 reais; uma já foi presenteada à presidente do Flamengo, Patrícia Amorim e outra a Oscar Niemeyer pelos seus 104 anos.

Tem mais, como informa Mariana: os diretores Murilo Saroldi e Claudio Henrique vão fazer um documentário sobre a vida de Lan, e uma de suas mulatas será reproduzida em desenho de quatro metros de extensão no calçamento da Cidade do Samba em pedra portuguesa, enquanto uma retrospectiva “Simplesmente Lan” será aberta no fim do ano em Fortaleza e Salvador.

Vibro com tais informações, eu que sempre tive profunda e sincera admiração pelo amigo desde os saudosos tempos de convívio na redação da Última Hora.

Adeus…

Adeus Maria Helena“Se vivêssemos eternamente significaria•termos uma velhice eterna. Alguém está interessado em ser cada vez mais velho ao longo da eternidade? Não posso crer. É claro que precisamos da morte. A vida precisa da morte.”

José Saramago, o grande e saudoso escritor português, me consola com estas palavras na hora em que minha esposa, companheira de mais de dez anos, se vai, depois da dor com que acompanhamos sua longa agonia.

O filósofo americano Dr. Wayne Dyer teoriza com sua meta: “O céu é o limite”. Não. O de Maria Helena é um céu sem limite. Por que ela, pura que era, boa, generosa, humana, conquistaria na sua brava jornada, esse direito, o de ir, serena, pelo além afora, até chegar ao ponto mais alto do seu destino, de suas potencialidades. Para ficar ali, premiada pela grandeza de sua nobre missão cumprida na vida terrena, eternizando-se, sentadinha ao lado Dele…

Deu na mídia

SeedorfMÍDIA:  “ Seeedorf 801 partidas oficiais sem nenhum cartão vermelho”. Vamos ver agora, Botafogo, qual será a relação dele com nossos juízes.

METRO: “ Lula: se necessário, morderei as canelas dos adversários para eleger Haddad”. Esse rapaz não tem jeito mesmo.

O GLOBO:  “Excelente matéria sobre a casa da morte, em Petrópolis, onde havia mortes e torturas na ditadura, como conta o organizador de tudo, Paulo Malhães. Uma nódoa negra na minha cidade.

RECORD NEWS:  “Marco Archer, brasileiro condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas. “Lá é assim…

Dom Eugênio SallesMÍDIA: “Morreu Dom Eugênio Salles.” Fico com Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro: Ele adormeceu aqui e acordou junto de Deus!

ESTADÃO: “WikiLeaks – Rio + 20 – Bush e Obama eram contra o evento. Agora, em razão do grave momento porque passa a Europa, e Hillary achou-o precipitado, sugerindo 2017”. Quanto ao planeta….. Não entendi, Lili.

TRIBUNA DE PETRÓPOLIS: “ Trono de Fátima no roteiro do turismo religioso”. Na expectativa da Jornada Mundial da Juventude, ano que vem.

HOJE: “O risco de morte por quedas dentro de casa é maior seis vezes do que o de doenças”. Os tapetes.

Imagem da partícula Boson de Higgs ou partícula de Deus e abaixo HiggsMÍDIA: Cientistas comprovam que existe a partícula de Deus, o bóson de Higgs, um dos doze blocos  presentes após o  Big Bang, a  explosão que deu origem  a todas as coisas, ocorrida há 14 milhões de anos. Sergio Lietti, o físico brasileiro que participou com outros 3.380 do estudo, diz que a descoberta melhora o entendimento da humanidade sobre o mundo. “ Nós, sete bilhões,  agradecidos, ignorantes, ficamos na esperança  de que seja para o nosso Bem.

O GLOBO.- Arnaldo Bloch:  “ A Rio+20 não passa de um teatrinho homologatório daquilo que só será real  quando a água dos poderosos faltar”.  Aí é que a cobra vai fumar… se ainda as houver  por aí…

FOLHA DE SÃO PAULO – THE NEW YORK TIMES:  “Carl Zimer – Tratamento contra bactérias com antibióticos está mudando e cientistas informam que elas, 100 trilhões que nos têm como casa, microbioma, podem, as benéficas, se cultivadas, melhorar nossa saúde.  Universidade de Idaho diz que o leite tem 600 espécies de bactérias e quanto mais as boas prosperam, mais difícil será o crescimento das espécies nocivas”. É a ecologia médica com boa novidade sobre esses bichinhos (?) , moradores invisíveis que moldam nossas vidas.

artigos anteriores de Oswaldo Miranda

Publicado em – Edição 117
Osmar de Guedes Vaz, gozador contumaz…
Publicado em – Edição 116
Balzac no carnaval
Publicado em – Edição 115
What a wonderful world!
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Deixe um comentário