Artigos
&
 
Colunas

A sombra dos olhos

Sobrancelhas são fundamentais para harmonizar o rosto com o jeito de ser e valorizar a beleza

Gláucia Pinheiro*

Quem gosta de música e teve o privilégio de curtir ao vivo a MPB na época do Vínícius, Tom Jobim, e outros, vai lembrar de “Este seu olhar” interpretada por Dick Farney.  Muito romântico…saudades.

“Este seu olhar,
quando encontra o meu
fala de umas coisas que
eu não posso acreditar…”

Vários poetas falam sobre a beleza e o mistério de um olhar. Sempre que nos encontramos com outra pessoa o primeiro movimento, instintivo, é buscar com os nossos olhos, os olhos dela. É através dos olhos que buscamos descobrir o que não é dito, o que está no ar… no olhar.

Pensando nisso, escolhi escrever sobre as técnicas mais utilizadas para o embelezamento do olhar, mais precisamente, pela modelagem das sobrancelhas. A estética oferece várias alternativas para embelezá-las quer de maneira natural, delineando-as retirando o excesso de pelos com pinças; semipermanente, utilizando tintura ou  henna, especiais para sobrancelhas, para preenchimento e coloração dos pelos brancos; ou definitiva, através da micropigmentação. Um bom profissional, para realizar esse trabalho , que eu considero uma arte, pois ele irá “desenhar” no seu rosto, deve levar em conta  algumas características pessoais, como por exemplo: o seu formato de rosto, o tamanho dos seus olhos e a distância entre eles, a espessura dos seus lábios, sua etnia e, até mesmo, um pouco de sua personalidade e da sua posição profissional. Esses são conhecimentos encontrados no visagismo,  que busca harmonizar o seu rosto com o seu jeito de ser e  valorizar o que você tem de belo. São conhecimentos ainda mais importantes quando é necessário recompor as sobrancelhas de pessoas que as perderam de alguma forma, seja  num acidente onde o rosto foi muito atingido, por queda dos pelos devido ao uso de medicamentos ou apenas pelo envelhecimento natural quando os pelos param de nascer. Existem no mercado várias opções de cores e tonalidades de pigmentos e henna que o profissional pode utilizar para determinar a que mais combina com seu tom de pele e cabelos. Parece simples, mas não é. Se a técnica não for bem executada você corre o risco de sair com sua expressão radicalmente transformada, passando uma imagem para as pessoas de alguém que você não é. Sobrancelhas grossas e muito juntas dão ar de pessoa sisuda; muito arqueadas e altas, dão ar de espanto ou surpresa; muito longas, retas  e caídas na extremidade dão ar de tristeza ou de preocupação…e por aí vai. O profissional de beleza precisa ter consciência de como é importante a imagem pessoal e de quanto e como influencia a identidade das pessoas. Correções adequadas na imagem, utilizando esses conhecimentos, podem fazer com que a pessoa se reconheça no espelho, trazendo benefícios em todos os aspectos de sua vida. Um antropólogo francês disse que “Toda alteração no rosto marca a personalidade do indivíduo em sua forma mais profunda”.

Portanto, escolha com cuidado com quem você vai fazer suas sobrancelhas!

MATÉRIAS ANTERIORES DE Saúde & Bem-estar

Publicado em – Edição 117
O cuidado de si como prática de vida
Publicado em – Edição 117
Vamos acabar com o mito
Publicado em – Edição 117
Mulheres equilibristas
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
A sombra dos olhos, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Um Comentário para “A sombra dos olhos”

  1. alceu lima disse:

    realmente, muito romantismo aconteceu nessa transição e a bossa nova surgiu…o movimento Tropicalista apimentou, e deu tempero novo, e ganhamos muito atravessando essa fase, que é um privilégio comum e voltamos ao romantico, tudo se passou em 35 anos e para mim parece que foi ontem

Deixe um comentário