Artigos
&
 
Colunas

Oswaldo Miranda

E por falar em eleições…

“Política com dignidade”, de Ricardo Maranhão. Livro que recomendo àqueles que aspiram a ocupar funções na vida pública, agora, prefeituras, câmaras municipais… Não aos carreiristas, corruptos, que estes são irrecuperáveis. O livro, com suas lições, com as teses já sugeridas no próprio título, com os ensinamentos, a orientação para o pleno exercício do trabalho consciente, o chamado ao dever, a ética, é um autêntico vade mecum a ser consultado, lido e assimilado por quantos desejem postular lugares como representantes legítimos do povo.

Diz ele no livro: “Infelizmente, a dependência do recurso econômico para agir e para divulgar suas ações impede que um homem público, como no meu caso, permaneça muito próximo de seus eleitores. Essa distancia desgasta a imagem do político e provoca, muitas vezes de forma injusta julgamentos desairosos à sua atuação parlamentar. Vivi intensamente esta situação durante os três anos de minha gestão na Câmara Municipal, mesmo participando ele de programas radiofônicos e televisivos com relativa frequência abastecendo a imprensa com contribuições de utilidade pública. São esforços gigantescos postos em confronto com os recursos econômicos que alguns detêm. Tais vícios tranquilizam a minha consciência e incentivam-me a prosseguir no campo de luta”. Anotem, caríssimos candidatos.

O autor é dono de uma folha de serviços edificante, exemplar, em que se anotam a Petrobras, as Forças Armadas, instituições culturais, o legislativo, condecorações, enfim, um expressivo currículo que, certamente, o autoriza a publicação de obra tão importante, necessária e imprescendível, valiosa leitura para os novatos, os contumazes…

“O parlamentar é para servir e não para se servir”, já adianta mestre João Ubaldo Ribeiro.

A flauta mágica

Esta foto tem mais de 60 anos. É do famoso Conjunto Regional da MPB, liderado por Canhoto e composto por alguns dos mais completos instrumentistas em sua época. Dino, Herondino Silva, violão de sete cordas, Gilvan, pandeiro, Canhoto, cavaquinho, Orlando Silveira, acordeão, Jayme FIorence, violão, e um jovem flautista, então chegado há pouco lá do interior, Santo Antonio de Pádua, chamado AItamiro Carrilho. Sim, este mesmo extraordinário músico e compositor que com sua flauta, suas flautas, daria ao instrumento uma nova dimensão, fulgurando ao longo destes anos todos no plano dos nossos maiores artistas. Deixa um legado de incalculável valor cultural. A foto foi dedicada a mim que produzia na RádioTupi dois programas com o excelente grupo, patrocínio do Senac.

Vem à minha lembrança nosso Amadeus Mozart. Sua “Flauta mágica” estreou com grande sucesso no Theater auf der Weiden, em Viena, setembro de 1791. Pouco depois ele morria. Como Mozart, em outros tempos, nós também teríamos aqui, no toque magistral de Altamiro Carrilho, a nossa flauta mágica…

Deu na mídia

EJA: “Stephan Hawking, o mais famoso cientista vivo, com uma doença degenerativa que só lhe permite mexer as bochechas, diz que as mulheres são o maior mistério do Universo”. Não há controvérsias…

AGAMENON: “O bilionário Bill Gates está desenvolvendo um novo modelo de privada para salvar o mundo, e fez um convênio com o governo brasileiro que ficou de entrar com as cagadas no projeto”. Agora é só puxar a descarga…

O GLOBO: “Advogado de Roberto Jefferson diz que Lula não só sabia, como ordenou o mensalão. Tudo acontecendo sob suas barbas, e nada?” O óbvio, Lula finalmente entrando na roda.

ÉPOCA: “O robô Curiosity chegou e já está investigando Marte”. A expectativa é que mande dizer pra gente se é possível construir um mundo melhor do que este aqui.

O GLOBO: “Jorge Luiz Rodrigues e Fabio Juppa fazem o balanço das Olimpíadas. Considerando o investimento cada medalha nossa saiu por R$117,3 milhões”. Tá caro, tá caro… Vamos baratear…

JORNAL DO SBT: “Mitt Romney diz que se eleito vai aumentar os aposentados”. Tem meu voto.

RJ-TV: “Professores têm aumento de até 48%”. Justo. No Japão é a única pessoa que não se curva diante dos imperadores.

TRIBUNA DE PETRÓPOLIS: “Cadeiras do Maracanã, 8 mil, para o Serrano e o Poker-Pec, futsal, os beneficiados”. Cadeiras que têm história e perpetuam lembranças do nosso querido estádio.

METRO:”Hugo Chávez reduz os direitos humanos”. Venezuela a um passo da ditadura?

ANCELMO GOIS: “… entre 1976 e 1983 a Argentina quis fazer a bomba atômica…” Lembro: um jornal da época, O Radical, deu a manchete – O traque de Peron…

REDE BANDEIRANTES – Programa CQC: “Aspásia Camargo dizendo que vai cuidar do bairro Maranducaia”. Pegadinha! Maranducaia não existe, claro.

MÍDIA: “Aos 82 anos, morreu Neil Armstrong, que em 20 de julho de 1969, andou na lua, em cujo solo fincou a bandeira dos Estados Unidos. Comandou a equipe de astronautas da nave Apolo 11, a mais ousada realização do homem no século 20”. Vi, com toda a humanidade, aquele momento histórico. Armstrong; íntimo do infinito, não terá dificuldade em trilhar todos os caminhos que levam ao céu, marcando com as mesmas pegadas deixadas em sua caminhada lunar, outras que o levarão até lá…

DOS JORNAIS: “Tônia Carrero noventona”:..com ela só uma vez em sua casa no Jardim Botânico, buscando depoimentos sobre a história do Copacabana Palace. Falava enquanto aprontava os netos para o colégio. “Do Copa conheço até as cavernas!” Foi como o Xexéo que diante do mito não conseguia conduzir as perguntas, pois paguei mico também anotando o que foi possível e me mandei, extasiado, diante de tanta beleza…

PROPAGANDA ELEITORAL: “Patrícia Amorim e Andrade candidatos a vereador”. Se conseguirem convencer a torcida do Flamengo vão ter 35 milhões de votos.

DESTAK: “Com ferrovias o preço do frete deve cair 30% e os trens passarão a transportar 30% da produção nacional”. É o arrojado projeto anunciado por Dilma que esperamos saia logo do papel. Lembre Washington Luiz: “Governar é abrir estradas”.

artigos anteriores de Oswaldo Miranda

Publicado em – Edição 117
Osmar de Guedes Vaz, gozador contumaz…
Publicado em – Edição 116
Balzac no carnaval
Publicado em – Edição 115
What a wonderful world!
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Deixe um comentário