Artigos
&
 
Colunas

Iaci Malta

Alô velhos! Digam não!!

Pois é isso, vamos nós, velhos, dizer não às seguradoras que implementam reajustes por “mudança de faixa etária” às mensalidades dos planos de saúde de pessoas com mais de sessenta anos!

Há cinco meses recebi um e-mail, desses que os amigos vão repassando, com o relato de uma pessoa com mais de sessenta anos que, ciente dos direitos estabelecidos pelo Estatuto do Idoso, entrou com uma ação contra a seguradora com a qual tinha um contrato de seguro saúde, requerendo que fossem expurgados os aumentos por idade, bem como o reembolso do total pago a mais.

Imediatamente vesti a ‘boa carapuça’, admiti que minha ignorância estava me prejudicando, pois eu também tinha um seguro saúde que vinha sendo reajustado da mesma forma. Parti então para a investigação: li o estatuto, busquei e encontrei jurisprudência a respeito. O que ocorre é que, supostamente respaldadas por cláusulas de seguros de saúde contratados antes da data de entrada em vigor do Estatuto do Idoso, as seguradoras continuaram a aplicar reajustes por “mudança de faixa etária”. Mais ainda, apesar de já terem sido condenadas (provavelmente várias vezes) por esse procedimento, continuam a se aproveitar do fato de que muitos velhos desconhecem esse direito.

Todos nós sabemos que nesse nosso mundo não podemos esperar atitudes justas, éticas e responsáveis de nossos políticos, de empresas e de instituições, mas quando o abuso bate à nossa porta não podemos deixar de nos indignarmos. Ou melhor, devemos nos indignar, devemos dizer não! No meu caso, não deixei o tempo escapar, entrei com uma ação contra minha seguradora e, como disse minha advogada, “ganhamos lindamente”.

Agora, feliz por ter sido alertada pelo e-mail que recebi, estou me empenhando em divulgar essa informação que pode vir a beneficiar muitos outros velhos. Vamos todos dizer “NÃO!” a essa prática abusiva e ilegal das seguradoras, não só entrando com ações que restaurem nossos direitos, mas também divulgando a informação para que outros também se beneficiem.

artigos anteriores de Iaci Malta

Publicado em – Edição 117
Vergonha
Publicado em – Edição 115
Salvas aos cidadãos paraguaios!
Publicado em – Edição 113
O mundo mágico
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Deixe um comentário