Artigos
&
 
Colunas

Sandra Jabur Wegner

Hidroginástica x hidroterapia

É aquela confusão!!!

O médico encaminhou para hidro? O paciente fica confuso sem saber se é hidroginástica ou hidroterapia. Qual é a diferença?

Hidroginástica x hidroterapiaA hidroterapia é um tratamento na água realizado pelo fisioterapeuta, atendendo geralmente um único paciente. Após uma avaliação detalhada que pode durar mais de uma hora e consiste na anamnese, com exame físico e avaliação na água, são estabelecidos o tipo de tratamento e a frequência semanal.

A avaliação para hidroginástica é importante também, mas é mais simples, dá ênfase à parte respiratória, e subentende-se  que o aluno está em condições de praticar hidroginástica. Porém, nessa avaliação, às vezes detectamos problemas ortopédicos ou da coluna, e recomendamos que seja primeiramente realizada hidroterapia e, num estágio posterior, a hidroginástica. A hidroginástica é realizada em grupo, obedecendo à orientação de um instrutor. Existem vários tipos, abordados adiante.

O mito da hidroginástica ser só para idosos está indo literalmente por água abaixo. A intensidade das aulas depende do nível de condicionamento do aluno, por isso as turmas são divididas em “hidro light”, “hidro power”, “hidro tri”, “hidro pilates”, “hidro jump”. Mesmo na aula de hidroginástica normal, podem-se introduzir vários subtipos de acordo com o objetivo e material da aula. Em diversas ocasiões, podemos associar o tratamento hidroterápico à natação ou à hidroginástica.

A “hidrolight”, como o nome está dizendo, é uma aula mais calma, mas trabalha-se muito. A única diferença é que não há chutes, nem saltos, mas é feito trabalho de força muscular, equilíbrio, cardiorrespiratório através de pedaladas, batidas de pernas, movimentos com membros superiores.

A “hidro-tri” é uma combinação de fundamentos da natação, deslocamentos variados e exercícios no jump – cama elástica. É uma aula muito dinâmica, aeróbica intensa, com alto gasto energético.

A “hidro power” é uma aula muito dinâmica e rápida, com implementos variáveis, em que a parte aeróbica dura no mínimo 20 a 30 minutos intensos.

A “hidro jump” é uma aula de natureza aeróbica, na qual o jump – cama elástica – é sempre utilizado combinado com outros materiais para desenvolver força muscular.

A “hidro running” é uma aula de corridas variadas em flutuação (“deep water”) ou com os pés tocando o chão, utilizando vários materiais. É aeróbico o tempo todo.

A “hidro pilates” é um trabalho mais localizado, utilizando um tipo de material para cada aula, com enfoque no “core” (o núcleo do corpo, na área abdominal). Trabalha-se a Power House, que é a musculatura abdominal e os músculos para-vertebrais. Exige muita concentração e equilíbrio.

A respiração diafragmática está presente em todas as aulas, coordenadas com os exercícios. A respiração está presente no aquecimento, parte principal da aula, e na volta à calma, que é o relaxamento e/ou alongamento.

As aulas seguem um planejamento mensal, criando-se um cronograma diário, diversificando o tipo de aulas, o material utilizado, o segmento corporal em evidência. O planejamento é muito dinâmico e variado, e os exercícios são funcionais de equilíbrio, força, coordenação motora,resistência periférica e central.

Em resumo, a hidroginástica é para todas as idades e respeita e atende às diferenças individuais, procurando desenvolver o individuo como um todo.

Durante as aulas, trabalha-se muito, mas como a aula é em grupo, resulta numa amizade e convívio social muito grande. Sem esquecer que a atividade dentro d´água sempre é prazerosa. Venha experimentar!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

2 Comentários para “Hidroginástica x hidroterapia”

  1. Tais disse:

    Muito interessante o site. Mas meu problema so essas dores. Quando sofri uma crise de dor lombar, o mdico me falou desse colcho ortopdico. Algum aqui conhece?

  2. Mariamar disse:

    Ol! Estava pesquisando na internet e descobri esse colcho. Algum aqui conhece? Parece servir para o meu problema de dor de coluna. http://hernia-de-disco.com

Deixe um comentário