Capa

“Unir pessoas de boa vontade”

Instituto Reabilitarte promove integração de profissionais para
aumentar a eficiência da reabilitação

Para Jean-C Houzel, um dos diretores do Instituto de Reabilitação do Sistema Neurolocomotor, essa é a fórmula capaz de fazer tudo acontecer. E o ReAbilitArte já acumula experiência em unir profissionais de diversas áreas para discutir  os caminhos da recuperação de um paciente. Em 2010, o Instituto realizou um simpósio para aproximar pesquisadores dos que aplicavam as técnicas desenvolvidas: ‘Reabilitação Neurolocomotora da Bancada ao Leito’. O segundo evento reuniu pacientes, familiares, profissionais e estudantes da reabilitação neurolocomotora para falar com a própria Camila Lima, um grande exemplo em todos os sentidos.

Reabilitarte-18 baixa

 

Em setembro de 1998, Camila Lima, na época com 12 anos, foi atingida por uma bala perdida em Vila Izabel que a deixou tetraplégica. A combinação de várias técnicas, medicamentos e principalmente determinação, foi responsável pela recuperação dos movimentos dos seus membros superiores e equilíbrio de tronco. Camila já consegue ficar em pé com um estabilizador e caminhar com o andador, e seu tratamento também foi feito na ABBR. O caso foi noticiado na imprensa nacional e internacional. Fonte: http://www.camila.lima.nom.br/

No final de 2012, a equipe promoveu o 1º Fórum Paralímpico Universitário, que foi um sucesso, e agora os esforços estão concentrados no 1º Fórum Universitário de Acessibilidade cujo foco é levantar ideias de como mapear a acessibilidade na Cidade Maravilhosa fazendo da Ilha do Fundão o piloto. Todos os diretores do ReAbilitArte possuem ótimos currículos que estão disponíveis na página http://www.reabilitarte.org. Luis Eduardo Nobre, por exemplo, é fisioterapeuta respiratório com especialização em CTI, chefe do Serviço de Ensino do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (Hemorio, RJ) e está se especializando em neurociências. Durante a entrevista, ele ressaltou a importância do aumento do número de pesquisas na área cognitiva: “Já foi comprovado que a mesma proteína que dificultava o movimento muscular provocando, por exemplo, a distrofia, está ausente no cérebro”.  E que essas discussões sejam somente o começo!

Banner_Mais_na_Web_pequeno

 Nossa modelo da capa em vídeos mostram a fala de acessibildade em pontos turísticos

Mercado de trabalho: é preciso romper preconceitos

Projetos Praia Para Todos e Power Soccer: a inclusão através do lazer e esporte

MATÉRIAS ANTERIORES DE Capa

Publicado em – Edição 117
Mobilidade urbana sobre duas rodas
Publicado em – Edição 116
Adrenalina por opção
Publicado em – Edição 115
Programação de Verão de Cabo Frio e Búzios
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
“Unir pessoas de boa vontade”, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe um comentário