Artigos
&
 
Colunas

Iaci Malta

Carta a um adolescente

Eu soube que você está filiado a um novo partido socialista e quero começar dizendo que se envolver com a questão política na sua idade é muito importante, é o início de todo um aprendizado para ser um cidadão.

No entanto, soube também que seu grupo está buscando respostas nas ideias de Trotsky e Lenin, levantando bandeiras tipo “poder ao trabalhador”. Aí, tenho uma observação a fazer sobre a qual é importante haver uma reflexão: não devemos ignorar a história que nos conta as experiências já vividas pelo ser humano.

lenin2As propostas de Lenin e Trotsky já foram testadas pelo sistema comunista que foi implementado sob a liderança de Lenin e outros. O argumento de que Stalin deturpou o comunismo leninista anulando a experiência comunista não se sustenta já que Stalin morreu em 1953 e o sistema sobreviveu ainda por trinta anos. Ou seja, podemos dizer que o pensamento subjacente a essas propostas já está datado. Isto significa dizer que o mundo já mudou muito desde que os pensadores e militantes do marxismo elaboraram suas propostas para um sistema político.

Observe que a União Soviética se desfez do sistema comunista pela própria iniciativa daqueles que detinham o poder, sem lutas, sem rebeliões e sem protestos, parece que todos ficaram muito aliviados. E, é importante notar, que isso se deu mesmo tendo havido, de alguma forma, um enorme sucesso, afinal, a União Soviética foi durante anos uma grande potência mundial, com desenvolvimentos em todas as áreas do saber e da tecnologia.

Mas algo não deu certo e isso não pode ser ignorado. Eu não sei o que pensam os pensadores sobre o que pode ter dado errado. Mas há um fato histórico que pode nos dar uma pista: todos os sistemas baseados no comunismo se mantiveram apoiados numa enorme repressão das liberdades individuais. E a história parece nos mostrar que ter satisfeitas condições básicas de sobrevivência não é suficiente para o desenvolvimento pleno do ser humano.

Por outro lado, os regimes democráticos atualmente vigentes (que supostamente respeitam as tais liberdades individuais) parecem já estar próximos ao fim do seu prazo de validade, daí a importância de não haver desperdício da energia tão necessária para a descoberta de novos caminhos.

No Brasil, os atuais representantes do povo (com tão poucas exceções que sequer são visíveis para nós) não fazem nada além de representar a si mesmos. É o império do corporativismo. Todo o sistema partidário e os mecanismos pelos quais se elegem os ditos representantes são a fonte principal da corrupção que permeia todos os poderes. Ou seja, talvez o problema não seja o capital, mas sim o poder de corrupção dado ao capital pelos mecanismos adotados pelas democracias representativas.

Assim, há que haver mudanças. Mas há também que se perguntar: a solução está na reciclagem, quer seja do comunismo ou do mecanismo político partidário adotado pelas democracias representativas? A Internet fornece recursos ainda não explorados de maneira organizada, será que não se pode aí encontrar meios para se construir uma nova forma para a democracia representativa?

artigos anteriores de Iaci Malta

Publicado em – Edição 117
Vergonha
Publicado em – Edição 115
Salvas aos cidadãos paraguaios!
Publicado em – Edição 113
O mundo mágico
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Um Comentário para “Carta a um adolescente”

  1. claudio vigas disse:

    De onde “veio” (e o que é…) a internet?

Deixe um comentário