Artigos
&
 
Colunas

Jaime Menezes

E o inverno chegou…

Chegamos à época do ano em que o carioca pede (pelo amor de deus!) para o verão chegar. Poucos gostam realmente de frio… e inverno para maioria, significa tempo feio e filme ruim na televisão. Mas por que não aproveitar que o calor deu uma folga e preparar aqueles pratos mais consistentes, aconchegantes e reconfortantes, perfeitos para os dias de inverno? A seguir temos 3 pratos clássicos de inverno, todos franco-suíços, e deliciosos.

Fondue-e-RostieFondue de queijo de verdade (esqueçam o pacotinho pronto!)

200g de queijo gruyère / 200g de queijo appenzell / 350g de queijo raclete / 250g de vinho branco / 1 dente de alho / 1 pitada de noz moscada / 1 pitada de pimenta do reino / 20g de amido de milho

Começo cortando a casca dos queijos e ralando-os grosseiramente. Enquanto isso coloco uma panela com o vinho, o alho e a noz moscada para ferver. Misturo os queijos aos vinho fervendo e bato vigorosamente com um batedor de arame. Tempero com pimenta do reino. Feito isso, misturo o amido de milho a 3 colheres de sopa de água e adiciono ao fondue, sem parar de mexer. Deixo ferver para terminar de engrossar e coloco em uma panela de fondue. No fim, adiciono 40 ml de kirsh (brande de cereja) ao fondue. Se não encontrar o kirsh, serve conhaque, cachaça ou vodka.

Gosto de servir o fondue com pães variados, linguiça fina de porco defumada, tomates cereja, batatas bolinha e cogumelos paris frescos salteados inteiros mesmo.

Batata rostie (röesti, ou seja lá como se escreve)

4 batatas asterix grandes / 1 cebola picada finamente /  150g queijo parmesão ralado grosseiramente / salsa picada à gosto / sal e pimenta do reino à gosto / 1 pitada de noz moscada / 1 colher de sopa de manteiga com sal, batida até aumentar de volume

No dia anterior eu coloco as batatas em uma panela com água e sal grosso e levo ao fogo. Depois que começa a ferver deixo cozinhar por 6 minutos, retiro da água, deixo esfriar naturalmente e coloco na geladeira até o momento de usar. Para fazer a rostie, descasco e ralo a batata grosseiramente, adiciono os demais ingredientes e misturo bem. Aqueço uma frigideira pequena antiaderente, coloco a manteiga e quando parar de espumar adiciono metade da mistura. É ai que começa o segredo deste prato: com uma espátula moldo a batata pelas bordas e pressiono o topo para que fique no formato conhecido. Depois que esta dourada de um dos lados, viro a batata (faça com a ajuda de um prato, ou jogando para o alto igual panqueca, se você tiver a manha) e deixo dourar do outro lado. Perfeito com aves, carnes, queijos…

Truta Meunière

2 trutas / 1 pitada de sal / 50g de farinha de trigo / 4 colheres de sopa de azeite / 80g de manteiga / 1 ramo de salsa / suco de 1 limão siciliano

Tempero a truta por dentro e por fora com sal e passo ligeiramente na farinha. Aqueço o azeite em uma frigideira e deixo a truta fritar por 5-7 minutos de cada lado. Quando elas ficam douradas retiro o azeite da frigideira com uma colher e adiciono a manteiga. Depois polvilho com a salsa picada e espremo o limão para terminar. Simples e saboroso.

Com estas sugestões, só fica faltando um bom vinho, uma boa música e uma boa companhia, para uma noite perfeita.

Nosso colunista convidado especialmente para o Especial Inverno, Jaime Menezess é chef e proprietário do restaurante Sebastiana, em São Pedro da Serra.

artigos anteriores de Jaime Menezes

Publicado em – Edição 110
E o inverno chegou…
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Deixe um comentário