+
 
na Web

Carmen Pimentel - Língua portuguesa

Boas leituras… debaixo do cobertor!

As férias de julho estão aí! Friozinho carioca, crianças em casa… Que tal ler com as crianças alguns livros muito legais que irão entretê-los por um bom tempo?

livro Carmen_01“Quem quer brincar comigo?” é um livro-objeto. O autor Tino Freitas e o ilustrador Ivan Zigg fazem uma brincadeira muito divertida com este livro. Suas páginas vão-se abrindo a cada novo personagem que aparece. Além disso, as ilustrações trazem surpresas que não passarão despercebidas pelas crianças! A história brinca com as palavras de maneira encantadora! Uma leitura inesquecível! Editora Abacate.

 

livro Carmen_02Outra dica é “O que é que não é?”. Livro de Cesar Cardoso com ilustrações de Cris Alhadeff, da editora Biruta, desafia o leitor às descobertas. Instiga as crianças a prestarem atenção a pequenos detalhes do dia a dia, fazendo uma brincadeira com o tradicional “O que é, o que é?”.

 

livro Carmen_03“Bagunça no mar” é de Bia Hetzel com ilustração de Mariana Massarani, da editora Manati. É uma história de sereias! 12 meninas-sereias que aprontam muita confusão no fundo do mar. Cada uma tem um bichinho de estimação… O resto vocês descobrem na leitura deliciosa deste livro!

 

livro Carmen_04De Adriana Falcão, “Mania de explicação” também tem ilustração de Mariana Massarani e é da editora Salamandra. O livro é uma espécie de dicionário poético de coisas e palavras praticamente inexplicáveis: sucesso, saudade, antes e ainda são algumas delas. A poesia está na explicação de Adriana que, com muita imaginação e carinho, explica para as crianças o significado delas.

livro Carmen_05Para os mais crescidinhos, “Bibliotecas do mundo”, de Daniela Chindler, conta a história de sete bibliotecas espalhadas pelo mundo a fora. Algumas clássicas, como a de Alexandria e a Biblioteca Nacional, outras mais modernas, como a Biblioteca-Parque da Rocinha e até a Biblioburro, que vai carregada por dois burrinhos para que as crianças do interior da Colômbia possam ter contato com os livros. Os narradores são personagens das histórias que as viveram pessoalmente! Cada história é ilustrada por um ilustrador diferente, e a editora é a Casa da Palavra. Uma viagem pelo tempo e pelo mundo dos livros que ninguém pode deixar de viver!

livro Carmen_06Outra indicação para os crescidos é “Os detetives do prédio azul: primeiros casos”, de Flávia Lins e Silva, da editora Pequena Zahar. Para quem gosta de histórias de mistério e de detetives, é um prato cheio! Capim, Mila e Tom vivem suas aventuras no prédio em que moram: o Prédio Azul. Tudo vira motivo para vestirem suas capas de detetives e saírem em busca de pistas e suspeitos. Diversão na certa! Este é um caso de filme que virou livro. Tudo começou como uma série para a TV, e o sucesso foi tão grande que a roteirista da série resolveu escrever o livro. Vale conferir: canal Gloob, todo dia, ao meio-dia.

 

 

 

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Boas leituras... debaixo do cobertor!, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe um comentário