Artigos
&
 
Colunas

GARIMPO CULTURAL

Texto_Juliana Marques alves

Um Escultor Natural

Foto: Christian Meyn

Foto: Christian Meyn

A magia da habilidade de Martti Vartia, um finlandês apaixonado por Penedo, que faz do lugar a sua inspiração, transforma os detalhes esculpidos nas madeiras sem vida em sentimentos únicos, e preserva o lado natural da matéria prima através da leveza dos acabamento simples. Vartia é um verdadeiro intérprete da mensagem enviada pela natureza e um grande conservador dessa essência, deixando até as cascas dos troncos, mais uma das peculiaridades do seu trabalho.
Até o final de 2013, Vartia e o curador de suas obras, João Bosco Millen, planejam pôr em prática um projeto em que, mensalmente, os artistas plásticos da região e amantes das artes plásticas se encontrarão para trocar inspirações. E o local escolhido é o seu próprio restaurante, o aconchegante Koskenkorva, aberto diariamente com um excelente cardápio típico finlandês. O projeto faz parte de uma ação para transformar a única galeria de escultura de Penedo em um Centro Cultural.

Exposição de Artes
Restaurante Koskenkorva
Estrada 3 Cachoeiras, 3955
Penedo-Itatiaia/RJ – Tel  24 3351-2532
De segunda a segunda

 

Lançamento

No dia 14 de agosto, a poeta e artista visual Regina Mello estará no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) para lançar seu livro de poesias “Passos Partidos”. A obra, uma antologia de 80 poemas inéditos escritos de 1986 a 2011, reflete os 25 anos de experiência da autora através de uma linguagem profundamente lírica e moderna, onde as palavras dançam como um caleidoscópio na sinestesmuseoia das sílabas. Durante a sessão de autógrafos, haverá leitura de poemas, apresentação de um vídeo-arte dedicado ao livro e bate-papo com a autora.
Regina Mello é bacharel em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP – UEPR) e artista plástica pela Escola Guignard (UEMG). Possui cursos de extensão em artes visuais, música, filosofia e gestão cultural no Brasil e Alemanha e é fundadora e diretora do Museu Nacional da Poesia – MUNAP. Leia mais em http://reginamellobr.blogspot.com e http://apoesiadassombras.blogspot.com

Museu de Arte Contemporânea – MAC Rua Mirante de Boa Viagem, s/n Niterói – RJ – Tel(21) 2620-2400

 


Oficina Acessibilize-se

Centro de Inclusão, Arte e Meio Ambiente (Ciama), em parceria com a Universidade Estácio de Sá, oferece vagas para o Acessibilize-se. O projeto capacita pessoas para gravar livros falados destinados a deficientes visuais. A inscrição e a participação são gratuitas. Informe-se através do e-mail:estacio@livrofalado.com.br.

E aproveite para conhecer mais desse espaço voltado para inclusão social e propagação de artes vi­suais e manuais. Conhecido como “Caixinha Preta em Copacabana”, o local pretende ser uma referência na prática e no ensino de teatro no bairro. O Ciama Cultural também está disponível para grupos de teatro independentes que procuram um local para ensaios, pessoas que vão apresentar monólogos e/ou texto para dois atores.

Ciama Cultural Rua Raimundo Correa, 60 – sl 204 – Copacabana – (21) 2549-6376 e 2549-6376 ou contato@ciamacultural.com.br.

oficina

Pré-estreia e Debate

O Midrash Centro Cultural apresenta, no dia 27 de agosto, a pré-estreia do filme “Arrêtez Moi” (Prenda-me), um suspense do diretor Jean-Paul Lilienfeld que traz à tona o debate sobre o lugar da mulher na sociedade, suas perdas, seus ganhos e sua coragem de denunciar. Sinopse: uma mulher vai à delegacia confessar o assassinato do seu marido violento cometido há muitos anos. Mas quanto mais o interrogatório avança, menos o policial tem vontade de prendê-la. Após a exibição, Angela Fontes, Presidente do Conselho Estadual domidrashs Direitos da Mulher do Rio de Janeiro – CEDIM RJ e Superintendente de Direitos da Mulher da SEASDH – RJ, fará um debate sobre o tema.

Midrash Centro Cultural
Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon
2239-1800 – secretaria@midrash.org.br
www.midrash.org.br

 

 

 

MATÉRIAS ANTERIORES DE Artigos & Colunas

Publicado em – Edição 117
Ano escaldante
Publicado em – Edição 117
Um turista nada acidental
Publicado em – Edição 117
Osmar de Guedes Vaz, gozador contumaz…
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Deixe um comentário