+
 
na Web

Um pouco mais sobre a Síndrome de Down

A Síndrome de Down é uma alteração genética que ocorre no par do cromossomo 21 durante a divisão embrionária caracterizada pelo acréscimo de um cromossomo nesse par. Seu nome é em homenagem ao médico britânico que a descreveu em 1862, John Langdon Down. Diante da desinformação sobre o assunto, muitos consideram a Down como uma doença, o que não é verdade. Também não é uma lesão ou algo que seja tratado através de cirurgias.

A pessoa com Síndrome de Down possui características como, por exemplo, olhos puxados, atraso no desenvolvimento motor e da linguagem, presença de uma linha reta na palma das mãos, que são largas e pequenas, ou problemas cardíacos e nem todas têm todas as características. Existe um conjunto de tratamentos que colaboram para o desenvolvimento desses indivíduos: a fisioterapia, o estímulo psicomotor, fonoaudiologia, terapia ocupacional,

Esses tipos de terapia, a inclusão social, o desenvolvimento da medicina e a intensificação das pesquisas como a que apresentou, recentemente, um excelente resultado com o uso de uma “droga potencial” capaz de estimular a divisão de neurônios e, consequentemente, o desenvolvimento do cerebelo causando uma melhora cognitiva, ou seja, uma melhora no aprendizado e na memória (, entre outros fatores, permitiram um grande aumento da expectativa de vida das pessoas com Down.

Antigamente, a média era de 30 anos, diferente dos dias atuais em que a expectativa é semelhante a de quem não tem aTrissomia 21. Nesta edição, inclusive, a coluna Quem é Quem, de Arlanza Crespo, é dedicada ao grande exemplo Ricardo Antonio Nogueira da Silva, 53 anos, cujo pai foi um dos fundadores da APAE.

Por todo o mundo existem profissionais que se unem em prol desenvolvimento da vida dessas pessoas. Em Campinas, por exemplo, a Fundação Síndrome de Down possui uma equipe multidisciplinar que “promove o desenvolvimento integral da pessoa com Síndrome de Down nos aspectos físico, intelectual, afetivo e ético, mediante a integração de pesquisas interdisciplinares e prática educacional inovadora” – missão da organização.

Fundação Síndrome de Down
http://www.fsdown.org.br/
Rua José Antonio Marinho, 430
Barão Geraldo – Campinas
Cep: 13084-783

Voluntariado: para a Fundação, o voluntário pode ser de qualquer lugar do país sendo necessário, apenas, ter um computador com acesso à internet, já que o serviço é focado em digitação de nota fiscal paulista.
Interessados: (19) 3289-2818
secretaria@fsdown.org.br
Contatos: Eliana, Amanda e Ana

E, no Rio de Janeiro, conforme a matéria impressa, podemos citar os seguintes parceiros nessa luta diária por superação:

APAE – 3978-8800 / www.apaerio.org.br
Ateliê Espaço Terapêutico – 2539-8171 / atelieespacoterapeutico.com
Beleza em todas as suas formas – www.belezaprojeto.org
Imagens do Povo – 3105-4599 (ramal 207) / www.imagensdopovo.org.br
Meta Social – www.metasocial.org.br
Movimento Down – www.movimentodown.org.br

MATÉRIAS ANTERIORES DE + na Web

Publicado em – Edição 117
“A garota da capa”
Publicado em – Edição 117
Ouça o Borogodó de Sandro Black
Publicado em – Edição 117
Imagens: Mobilidade sobre Duas Rodas
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Deixe um comentário