Arte
&
 
Cultura

O palco principal da música no Rio de Janeiro

O panorama diversificado da Lapa embala os amantes de todos os estilos musicais e faz da região a melhor opção para as noites do verão carioca

TEXTO_Victor Ribeiro

logo-lapa-alta-copy

A região central das cidades grandes é tradicionalmente conhecida como área de convergência de pessoas e culturas. No caso do centro do Rio, a região da Lapa foi historicamente se confirmando como um espaço de encontro de artistas, amantes da boa música, profissionais diversos, comerciantes, que a transformaram em um dos polos culturais e turísticos mais conhecidos do mundo. Neste verão não poderia ser diferente: uma extensa programação cultural e a grande diversidade gastronômica da região oferecem tudo para entreter cariocas e turistas de todos os gostos e estilos.

De pandeiro e violão

Os ritmos brasileiros, em suas mais diversas vertentes, são o carro chefe da programação do bairro. Chorinho, samba, MPB e ritmos folclóricos, como o maracatu e o jongo, fazem a trilha sonora de diversas casas de shows, bares e festas. Afinal, “quem não gosta de samba, bom sujeito não é…”.

Pré-Carnaval

3_-_casuarinadivulgacao_creditopapricafotografia_00468_v2-copyNo esquenta do carnaval de 2014, a principal pedida para os próximos dias é acompanhar o circuito de ensaios dos blocos de rua, que já começam a aparecer pelas agendas e aglomerar foliões.

Fundição Progresso – 30/12 –
Pré Réveillon do Casuarina e Bangalafumenga
Encerramento com o Bloco do Sargento Pimenta
Horário: Abertura da Casa 22h
Censura: Não recomendado para menores de 18 anos
fundicaoprogresso.com.br

 

 

Brasilidade:

Roge_02_credito_JQuem está o ano todo em clima de samba sabe que a Lapa reserva o melhor da programação do gênero, por respeito e tradição. São várias casas onde a batucada dá o ritmo e a diversão é garantida.
Carioca da Gema – Rogê – todos os domingos de dezembro – 22h
O carioca Rogê apresenta um repertório de músicas próprias e versões para clássicos da música brasileira, em uma mistura de ritmos que é garantia de descontração.

AV. Mem de Sá, nº 79
Tel.: 2221-0043

Rio Scenarium – TURMA DO ESTÁCIO
Todas as quartas de dezembro – 19h30
A turma de sambistas revive, na Lapa, a essência da tradição do samba, que foi reinventado no bairro do Estácio. Nessa trajetória, passaram por diversas rodas de samba, escolas de samba e blocos de carnaval. Com vigor e pegada forte, eles cantam belos sambas do velho Estácio e de sambistas como Candeia, Paulinho da Viola e Martinho da Vila.
Domingo 22/12
20h00 – DNA do Samba
23H00 – Velha Guarda Musical Da Vila Isabel
23H30 – Dj Marcello Sabre
Rua do Lavradio, 20- Centro Antigo – Rio de Janeiro – RJ (próximo à Praça Tiradentes) –
Tel:(21)3147-9005

Alegria do Choro
O chorinho é outro gênero musical muito presente na região do centro, e que costuma ter adoradores fiéis. Para quem quiser ouvir as belas frases melódicas de Jacob do Bandolim, Pixinguinha e demais mestres do choro, a programação é quente.

Bar do Marcô
Uma boa opção para ouvir choro em Santa Teresa é o bar do Marcô. Este bar e restaurante tem ambiente acolhedor, com dois sofás no fundo e uma sacada com uma bela vista da Baía da Guanabara. Aos sábados e domingos, você pode provar a feijoada com uma variada programação de música ao vivo.
De sexta a domingo, você poderá ouvir chorinho e ainda bossa nova, samba, MPB.
Marcô – Endereço Rua Almirante Alexandrino, 412
Santa Teresa, Rio de Janeiro – Telefone: (21) 2531 8787

Guitarras e amplificadores
Na cena plural da Lapa há também opções pra roqueiro nenhum botar defeito. Em extrema harmonia, a música convive bem no Rio de Janeiro, e nos brinda com uma agenda que passeia pelos gêneros musicais e garante diversão para todos os gostos. Do cavaquinho pra guitarra é um pulo, e se encontra de tudo para os amantes dos power trios, blues bands, overdrives etc.

Teatro Odisséia
Saidera 2013 com Dead Fish (ES) + Plastic Fire + Jason.
A banda capixaba retorna à Cidade Maravilhosa para um show especial, apresentando sua nova formação. No intervalo, o DJ Fild com o melhor do rock, punk e hardcore.
Av. Mem de Sá, 66 – Lapa
Capacidade : 500 pessoas
Horário : 17-00 hrs
Classificação : 18 anos
Ingressos apenas na hora

Fundição Progresso
O-rappa-copy O Rappa 31/01/2014 – 22hs
Show da turnê ‘Nunca Tem Fim’. Turnê do novo trabalho da banda que arrasta multidões por onde passa.
Início das vendas – 15/12
fundicaoprogresso.com.br

Rio, Rock & Blues
Uma Noite no Tennessee com Jack Daniel´S
Todas as quintas-feiras, o Rio Rock & Blues apresenta bandas que tocam o melhor do rock e do blues num clima para você se sentir nos bares do Tennessee em plena Lapa. Além da música, a casa oferece dose dupla de Jack Daniel´s. Venha curtir uma noite especial ao som de boa música.

Data: Todas as quintas-feiras
Horário: a partir das 18h até o último cliente
Preço da entrada: R$ 15,00
Lista-amiga: R$ 10,00
Rua do Riachuelo, 20 – Lapa
Tel. 2222.2334

MATÉRIAS ANTERIORES DE Arte & Cultura

GARIMPO CULTURAL Publicado em – Edição 116
Shakespeare em voga
Publicado em – Edição 115
A literatura que não deve nada a ninguém
ROTEIRO BOÊMIO CULTURAL Publicado em – Edição 115
Um verão diferente
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Deixe um comentário