Artigos
&
 
Colunas

O que você vai ser quando crescer?

O que você vai ser quando crescer? Veterinária, física ou cineasta era a minha resposta. Mocinha excêntrica? Não! Alguém em busca do seu caminho. No fim, estudei Nutrição, profissão que me levou a descobrir minha verdadeira vocação: cozinhar!

Texto_Zela Brum*

Zela Brum - chef e nutricionista na empresa Cozinha da Zela

*Zela Brum – chef e nutricionista na empresa Cozinha da Zela

É a vida. Atualmente os anseios são outros. As pessoas não parecem mais guiadas pelo talento natural, mas por modas. A bola da vez é ser chef. Vejam bem, eu disse chef e não cozinheiro. Ser chef está na moda, mas viver nos bastidores de uma cozinha trabalhando insanamente num calor descomunal e amar estar ali não é para qualquer um. Conseguir domar uma equipe nem sempre amigável, preparar inúmeros pratos, criar receitas e ensiná-las, dominar administração e logística, aprender a lidar com as críticas. Você está preparado?

ChefMinha introdução no mundo da cozinha profissional começou como nutricionista de controle de qualidade. Após 15 anos fui promovida a lava-pratos num restaurante localizado em uma pequena Comune Italiana chamada Onè di Fonte, na província de Treviso. Meu chef era uma versão italiana do Gordon Ramsay, com 1,90 m de pura histeria e uma vasta coleção de xingamentos bem ao estilo italiano de ser. Ele se chama Davide Cervaro.

Meu primeiro dia de trabalho começou com uma montanha de pratos e panelas para lavar, quando o chef me chamou para limpar quilos de camarão. Fiz do jeito que achava certo e levei minha primeira bronca por não saber limpar camarão. Engoli o choro, aprendi a técnica do chef e terminei o dia limpando o chão. Assim foi durante 1 ano até ser chamada para o fogão. Me queimei muito, errei ponto de cocção e mais broncas no meu caminho. Após 4 anos me tornei cozinheira. Minha escola foi o Ristorante Sale Grosso e Davide, meu mentor.

Voltei ao Brasil e comecei a trabalhar. Aos poucos fui mostrando quem era a cozinheira Zela Brum. Alguns anos depois fiz especialização em pâtisserie na escola de Alain Ducasse, em Paris. A técnica francesa é imbatível e enriqueceu minhas criações. Hoje sou cozinheira e conquistei o posto de chef após 25 anos de muito trabalho, dedicação, amor ao meu ofício, estudo constante e vocação.

Para quem tem o sonho de ser cozinheiro vai lá! Coragem! Bota a mão na massa, taca fogo nessa vaidade, desce para a cozinha e arrasa!

 

MATÉRIAS ANTERIORES DE Colunistas Convidados

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

2 Comentários para “O que você vai ser quando crescer?”

  1. wania disse:

    Viva a Zela! Vc merece todos os louros, parabéns, na vida só alcançamos o que queremos se tivermos um objetivo e muita persistência.

  2. Cristine disse:

    Maravilhoso! Tão prazeroso ver as pessoas que realmente encontraram seu caminho! Parabéns! Beijos

Deixe um comentário